Escritores Defendem Livre Publicação de Biografias

Por terça-feira, abril 15, 2014 2 No tags Permalink

Você sabia que no Brasil é proibido o lançamento de biografias não autorizadas? Não estou falando da biografia não autorizada do Silvio Santos, que vendia no SBT, não! Estou falando de escritores que dedicam as suas vidas por meses e anos e em troca veem sua obra morrer. O trabalho árduo de pesquisa de todas as informações de uma vida através de uma busca intensa em documentos, reportagens e entrevistas com aqueles que viveram com o celebre personagem de suas biografias, se tornam nada do dia para a noite,.

É o que aconteceu com o escritor Toninho Vaz que enfrentou problemas para lançar a biografia sobre o poeta Torquato Neto. A familia do poeta inviabilizou a divulgação da obra e apenas na Justiça é que o livro recebeu liberação para ser publicado. Seu livro foi lançado neste domingo, dia 13, na bienal. Lá, junto com Ruy Castro, autor de biografias consagradas, como as de Carmen Miranda, de Nelson Rodrigues e do jogador Garrincha, defenderam a produção livre de biografias.

Há um Projeto de Lei 393/11, tramitando na Câmara dos Deputados. Nele propõe-se mudanças no Código Civil para que seja liberada a edição de biografias de personalidades públicas vivas ou mortas, independentemente de autorização prévia.

Entretanto há uma polêmica envolvido nesse caso. Você gostaria que sua vida fosse exposta sem o seu consentimento? Gostaria que sua privacidade fosse exposta? E se uma das informações do livro for mentirosa ou danificar a imagem do biografado?

Do outro lado, as pessoas públicas possuem informações que interessam ao público. E a liberdade de expressão? Nós não podemos saber os detalhes daquele artista a quem amamos? Até onde vai a responsabilidade do autor e da editora? E se a informação que eles publicaram foi transmitida a eles de forma errônea?

Temos aqui uma discussão muito interessante que precisa ser feita. Biografias vendem, é só observar a notoriedade que Walter Isaacson ganhou ao publicar a biografia de Steve Jobs!

O que você acha? As biografias devem ser lançadas sem a autorização? Devem ser publicadas livremente? Ou realmente é necessário controle sobre o que é ou não publicado?

Deixe seus comentários e leia a reportagem original no Livros e Afins

2 Comments
  • Franz Lima
    abril 23, 2014

    A polêmica sobre as biografias sempre existirá. Há quem apoie e os que são contra, porém creio que o prevalece é o fator financeiro por trás de toda essa história.

  • Rainier Morilla
    abril 23, 2014

    O pior é que você tem razão Franz! Todos estão mais interessados é no ganho financeiro do que em qualquer outra coisa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado